Chocalho globular confeccionado com cabaça pirografada e cabo de madeira. Apresenta na extremidade distal do cabo pingente de penas vermelhas (curtas), azuis e amarelas, e pretas e brancas.
Descrição museológica
Chocalho globular confeccionado com cabaça pirografada e cabo de madeira. Apresenta na extremidade distal do cabo pingente de penas vermelhas (curtas), azuis e amarelas, e pretas e brancas.
Pirografados na cabaça motivos geometrizantes diversos com predomínio de cruzes.
Notas etnográficas
Informações etnográficas 1: Maracá wèru (nome em inyribè); feito com pena de arara azul, coruja e gavião. Homens e mulheres tocam (homens mais). Homens e mulheres confeccionam. Utilizado nas festas.
Nome: Dibexia Karajá
Aldeia: Santa Isabel do Morro. Ilha do Bananal. Tocantins.
Local da entrevista: Sala de Projetos 2. Museu Antropológico UFG. Goiânia, GO.
Data: 25/01/2018
Entrevistadores: Manuel Ferreira Lima Filho, Lucas Yabagata, Gabriel Mecenas e Marília Caetano.
Informações etnográficas 2: Ruku (nome em inyribè); pena de arara azul e arara vermelha; utilizado pelos aruanãs.
Nome: Iwraru Karajá
Aldeia: Watau. Ilha do Bananal. Tocantins.
Local da entrevista: Sala 56. Museu Antropológico UFG. Goiânia, GO.
Data: 20/05/2018
Entrevistadores: Manuel Ferreira Lima Filho, Lucas Yabagata, Gabriel Mecenas e Marília Caetano.
Referências
Referências Bibliográficas
RIBEIRO, Berta G. Dicionário do Artesanato Indígena. Belo Horizonte: Itatiaia, 1988.
HIDASI, José. Aves de Goiás. Goiânia: Editora da UCG, 2007.
Registros audiovisuais
Fotografado por Cecília Ewbank (2014).
Anexadas: fotos de Krause, cópias do Museu Estatal de Etnografia de Dresden doadas ao MA/UFG em 1995 – Fotos referentes à exposição montada no MA em parceria com o MAE/USP. Exposição: “Índios do Brasil: Fotos históricas dos Museus de Etnologia de Dresden e Leipzig – 1993”.
Desenho do objeto
Sem dados
Outras informações
Forma de aquisição
Aquisição institucional
Doador
William Lipkind
Data de confecção
1 de março de 1939
Data da coleta
1 de março de 1939
Notas gerais
Obs.: Tendo em vista que o campo de Lipkind foi em 1938/1939 padronizou-se considerar a Ilha do Bananal como estado de Goiás, remetendo à organização geográfica da época.
Histórico administrativo
Sem dados
Estado de conservação
Médio
Descrição de conservação
Perda de camada externa da cabaça em alguns pontos por ação de inseto. (09/05/2014).