-
Artefatos líticos do Sítio GO – Ni.1 – Oficina n.º 1
- Voltar
Metadados
Miniatura
Número de registro
D2024.07.065
Números de registro anteriores
B74-03-65F
Título
Artefatos líticos do Sítio GO - Ni.1 - Oficina n.º 1
Autor
Descrição
Foto em preto e branco, destacando quatro peças arqueológicas, confeccionadas em sílex, rocha de boa fratura conchoidal, de dureza 7, na Escala de Mohs e abundante no município de Planaltina de Goiás/GO, onde o sítio arqueológico GO-Ni. 1 - Oficina n.º 1, foi identificado na Fazenda Caieira Barreiro. Os artefatos, vistos pela face externa, apresentam sinais de negativos de retiradas anteriores, retoques, nervuras, traços de utilização, bordos retocados, pátinas e as porções proximal, mesial e distal. O posicionamento das peças, para a captura da imagem, levou em conta o direcionamento do eixo de debitagem. A imagem se assemelha à de número de registro D2024.07.64
Data
1974
Assunto
Fundo
Gênero
Espécie
Forma
Formato
Natureza do assunto
Tipologia
Modo de aquisição
Acervo institucional
Data de entrada
1974
Intermediador interno
Intermediador externo
Histórico
O "Projeto de Levantamento e Cadastramento dos Sítios Arqueológicos do Estado de Goiás/UFG" foi institucionalizado no Museu Antropológico/UFG em 1974, com vigência até 1975, mediante coordenação de Iluska Simonsen. Foi elaborado com o objetivo de localizar e cadastrar sítios arqueológicos, conforme as normas estabelecidas na Carta Arqueológica (Melo e Breda, 1972), na Área Arqueológica do Tocantins (T), quarta região do Município Denominador Niquelândia (Ni.), sexta zona, preliminarmente atingindo os municípios goianos de Planaltina de Goiás e Formosa. As intervenções foram caracterizadas por coleta superficial assitemática. A "Coleção Iluska Simonsen" é formada por objetos líticos, na maioria confeccionada em sílex, rocha de boa fratura conchoidal, de dureza 7, na Escala de Mohs e abundante na região. A imagem mostra quatro peças líticas, oriundas do sítio arqueológico GO-Ni. 1 - Oficina n.º 1, cadastrado por Acary de Passos Oliveira, então diretor do Museu Antropológico/UFG, na data de 28/10/1974, junto à SPHAN, atual IPHAN. Os artefatos, vistos pela face externa, apresentam sinais de negativos de retiradas anteriores, retoques, nervuras, traços de utilização, bordos retocados, pátinas e as porções proximal, mesial e distal. O posicionamento das peças, para a captura da imagem, levou em conta o direcionamento do eixo de debitagem A "Coleção Iluska Simonsen" é formada por peças líticas, integradas por produtos de talhe/debitagem/retoques, na maioria constituídas por artefatos e peças utilizadas, as quais encontram-se salvaguardadas em áreas de reservas técnicas de arqueologia no Museu Antropológico/UFG. A imagem se assemelha à de número de registro D2024.07.64
Matéria-prima
Técnica
Número de folhas
1
Número de páginas
2
Dimensões (cm)
Largura
11.4
Altura
8.5
Orientação
Paisagem
Palavras-chave
Arqueologia | Carta Arqueológica de Goiás | GO-Ni.1 | Levantamento | objetos arqueológicos
Estado de conservação
Bom
Referências
MELO, E. L. e BREDA, J.I. Carta Arqueológica - Divisão Regional para Cadastramento de Sítios Arqueológicos do Estado de Goiás. Universidade Federal de Goiás, Museu Antropológico, Goiânia, 1972.
MARTINS, D. C. Análise Tecnotipológica de Indústrias Líticas de Planalltina de Goiás (Dissertação - Mestrado). Universidade de São Paulo. 1993.
Condições de acesso
Consulta local | Consulta digital
Condições de reprodução digital do documento
Disponível. Consultar o Museu Antropológico sobre normas e condições.
Reprodução e uso da imagem
Restrita - Consultar o Museu Antropológico
Registro arqueológico diretamente relacionado
Nome do Sítio Arqueológico
Caieira Barreiro
Data de preenchimento
5 de novembro de 2024
Responsável pelo preenchimento
Ana Cristina Santoro