-
Artefatos líticos do Sítio GO – Ni.1 – Oficina n.º 1
- Voltar
Metadados
Miniatura
Número de registro
D2024.07.060
Números de registro anteriores
B74-03-60F
Título
Artefatos líticos do Sítio GO - Ni.1 - Oficina n.º 1
Autor
Descrição
Foto em preto e branco destacando três peças líticas, de tamanhos distintos, confeccionadas em sílex, rocha correspondente à dureza 7, na Escala de Mohs. Os três exemplares são objetos talhados/retocados mostrados pela sua face externa. As três se apresentam completas, com as porções proximal, mesial e distal. Demonstram sinais de nervuras e marcas de retiradas e, os retoques são descontínuos. No verso da fotografia foram destacadas as seguintes informações, escritas com caneta esferográfica em tinta azul: "Sítio - GO-Ni.f GO-Ni.1 Oficina n.º 1". Os objetos que compõem a "Coleção Iluska Simonsen" estão armazenados em reservas técnicas, sob a salvaguarda do Museu Antropológico/UFG e resultam do "Projeto de Cadastramento dos Sítios Arqueológicos do Estado de Goiás/UFG"
Data
1974
Assunto
Fundo
Gênero
Espécie
Forma
Formato
Natureza do assunto
Tipologia
Modo de aquisição
Acervo institucional
Data de entrada
1974
Intermediador interno
Intermediador externo
Histórico
O "Projeto de Cadastramento dos Sítios Arqueológicos do Estado de Goiás/UFG" foi institucionalizado no Museu Antropológico/UFG, em 1974, com duração até 1975. Foi coordenado por Iluska Simonsen, com o objetivo de localizar e cadastrar sítios arqueológicos, conforme as normas estabelecidas na Carta Arqueológica (Melo e Breda, 1972), na Área Arqueológica do Tocantins (T), quarta região do Município Denominador Niquelândia (Ni.), sexta zona, atingindo preliminarmente os municípios goianos de Planaltina de Goiás e Formosa. O GO-Ni.1 - Oficina n.º1 foi identificado na Fazenda Caieira Barreiro, no município de Planaltina de Goiás. O sítio sofreu intervenções de pequeno porte, caracterizadas por coleta de superfície assistemática. A "Coleção Iluska Simonsen" é formada por massas primordiais, matrizes, produtos de talhe/debitagem/retoque e resíduos de lascamento, com destaque para as peças utilizadas e artefatos, os quais estão acondicionados em áreas de reservas técnicas arqueológicas do Museu Antropológico/UFG. O síito foi identificado em campanhas de campo realizadas entre 20/10 e 20/12/1974. O registro das informações foram encaminhadas à SPHAN, atual IPHAN, pelo então diretor do Museu Antropológico/UFG - Acary de Passos Oliveira - em 28/10/1974. A imagem destaca três peças líticas, de tamanhos distintos, confeccionadas em sílex. São objetos talhados/retocados mostrados pela sua face externa. Os três exemplares são completos, conformados pelas porções proximal, mesial e distal. Demonstram sinais de nervuras e marcas de retiradas e, os retoques são descontínuos
Matéria-prima
Técnica
Número de folhas
1
Número de páginas
1
Dimensões (cm)
Largura
11.5
Altura
8.7
Orientação
Paisagem
Palavras-chave
Arqueologia | Carta Arqueológica de Goiás | GO-Ni.1 | Levantamento | objetos arqueológicos
Estado de conservação
Bom
Referências
MELO, E. L. e BREDA, J. I. Carta Arqueológica - Divisão Regional para Cadastramento de Sítios Arqueológicos do Estado de Goiás. Universidade Federal de Goiás, Museu Antropológico, Goiânia, 1972.
MARTINS, D. C. Análise Tecnotipológica de Indústrias Líticas de Planaltina de Goiás (Dissertação - Mestrado). Universidade de São Paulo, 1993.
Condições de acesso
Consulta local | Consulta digital
Condições de reprodução digital do documento
Disponível. Consultar o Museu Antropológico sobre normas e condições.
Reprodução e uso da imagem
Restrita - Consultar o Museu Antropológico
Registro arqueológico diretamente relacionado
Nome do Sítio Arqueológico
Caieira Barreiro
Data de preenchimento
4 de novembro de 2024
Responsável pelo preenchimento
Ana Cristina Santoro