-
Artefato lítico do Sítio GO – Ni.1 – Oficina n.º 1
- Voltar
Metadados
Miniatura
Número de registro
D2024.07.029
Números de registro anteriores
D74-03-29F
Título
Artefato lítico do Sítio GO - Ni.1 - Oficina n.º 1
Autor
Descrição
Fotografia em preto e branco de uma peça arqueológica, artefato caracterizado como raspador confeccionado a partir de matéria-prima de boa fratura conchoidal (sílex), proveniente de coleta superficial aplicada no GO-Ni.1 - Oficina n.º 1, sítio de natureza lítica à céu aberto, no âmbito do "Projeto de Levantamento e Cadastramento dos Sítios Arqueológicos do Estado de Goiás/UFG"
Data
1974
Assunto
Fundo
Gênero
Espécie
Forma
Formato
Natureza do assunto
Tipologia
Modo de aquisição
Acervo institucional
Data de entrada
1974
Intermediador interno
Intermediador externo
Histórico
O "Projeto de Levantamento e Cadastramento dos Sítios Arqueológicos do Estado de Goiás/UFG" foi institucionalizado no Museu Antropológico/UFG em 1975. Teve como coordenadora Iluska Simonsen até o ano de 1975 e como objetivo realizar levantamento e cadastramento de sítios arqueológicos, conforme Melo e Breda (1972), na Área Arqueológica do Tocantins (T), quarta região do Município Denominador Niquelândia (Ni.), sexta zona, incluindo o município de Planaltina de Goiás/GO. O GO-Ni.1 - Oficina nº 1 foi identificado em terras da Fazenda Caieira Barreiro, no município goiano de Planatina de Goiás, em campanha de campo desenvolvida entre 20/10 a 20/12/1974. A documentação destinada ao cadastramento do sítio, junto à SPHAN, atual IPHAN, foi organizada e encaminhada por Acary de Passos Oliveira, então diretor do Museu Antropológico/UFG, em 28/10/1974, segundo os registros arquivísticos do Órgão e a ficha de sítio. Os trabalhos de campo resultaram na formação de uma coleção arqueológica, a qual encontra-se armazenada nas reservas técnicas do Museu Antropológico/UFG, que mantém a sua salvaguarda
Matéria-prima
Técnica
Número de folhas
1
Número de páginas
1
Dimensões (cm)
Largura
11.5
Altura
8.6
Orientação
Paisagem
Palavras-chave
Arqueologia | GO-Ni.1 Sítio Caieira Barreiro | Levantamento | objetos arqueológicos
Estado de conservação
Bom
Referências
MELO, E. L. e BREDA, J. I. Carta Arqueológica - Divisão Regional para Cadastramento de Sítios Arqueológicos do Estado de Goiás. Universidade Federal de Goiás, Museu Antropológico, Goiânia, 1972.
MARTINS, D. C. Análise Tecnotipológica de Indústrias Líticas de Planaltina de Goiás (Dissertação - Mestrado). Universidade de São Paulo, 1993.
Condições de acesso
Consulta local | Consulta digital
Condições de reprodução digital do documento
Disponível. Consultar o Museu Antropológico sobre normas e condições.
Reprodução e uso da imagem
Restrita - Consultar o Museu Antropológico
Registro arqueológico diretamente relacionado
Nome do Sítio Arqueológico
Caieira Barreiro
Data de preenchimento
23 de outubro de 2024
Responsável pelo preenchimento
Ana Cristina Santoro