-
Projeto Bacia do Paranã
- Voltar
Metadados
Miniatura

Número de registro
D2025.01.121
Números de registro anteriores
B80-16-27F
Título
Projeto Bacia do Paranã
Descrição
Fotografia sem cores (preto e branco), captada em laboratório, mostrando cópia de arte rupestre de imagens geometrizadas e representações simbólicas, provenientes das paredes rochosas do sítio arqueológico GO-Pa.08 - Sítio Gruta do Salitre, localizada no município de Ponte Alta do Bom Jesus, à época município do estado de Goiás e atualmente pertencente ao estado do Tocantins. Segundo os registros documentais do Museu Antropológico/UFG, trata-se de sítio "lito-cerâmico", com intervenções de propspecção e realização de cortes de sondagem, identificado em 1975 e registrado junto à SPHAN, atual IPHAN, no mesmo ano. A pesquisa se associa ao Projeto Bacia do Paranã - Programa Integrado de Pesquisas Arqueológicas da Bacia do Paranã - UFG, do Setor de Arqueologia do Museu Antropológico/UFG, idealizado e implementado pelo então diretor do Museu Antropológico, Prof. Acary de Passos Oliveira. Sua coordenação esteve a cargo do Prof. Alfredo Augusto Castro Mendonça de Souza, da Faculdade de Arqueologia Marechal Rondon, do Rio de Janeiro, atual Faculdade Estácio de Sá.
Data
1975
Assunto
Fundo
Gênero
Espécie
Forma
Formato
Natureza do assunto
Tipologia
Projeto
Modo de aquisição
Acervo institucional
Data de entrada
1975
Intermediador interno
Intermediador externo
Histórico
A imagem em preto e branco, captada em laboratório, mostra cópia de arte rupestre de imagens geometrizadas e representações simbólicas, provenientes das paredes rochosas do sítio arqueológico GO-Pa.08 - Sítio Gruta do Salitre, localizado no município de Ponte Alta do Bom Jesus, à época município do estado de Goiás e atualmente pertencente ao estado do Tocantins. Segundo os registros documentais do Museu Antropológico/UFG, trata-se de sítio "lito-cerâmico", com intervenções de prospecção e realização de cortes de sondagem, identificado em 1975 e registrado junto à SPHAN, atual IPHAN, no mesmo ano. A pesquisa se associa ao Projeto Bacia do Paranã - Programa Integrado de Pesquisas Arqueológicas da Bacia do Paranã - UFG, do Setor de Arqueologia do Museu Antropológico/UFG, idealizado e implementado pelo então diretor do Museu Antropológico, Prof. Acary de Passos Oliveira. Sua coordenação esteve a cargo do Prof. Alfredo Augusto Castro Mendonça de Souza, da Faculdade de Arqueologia Marechal Rondon, do Rio de Janeiro, atual Faculdade Estácio de Sá. O projeto teve como objetivo maior reconhecer, cadastrar e estudar sítios arqueológicos na bacia hidrográfica do rio Paranã, até a confluência deste com o rio Tocantins, primordialmente na calha do Paranã. A primeira campanha de campo desse projeto foi realizada em 1976 e, até julho de 1981, resultou na identificação de 80 sítios arqueológicos, em diversos municípios goianos. O Projeto Bacia do Paranã registrou 11 sítios arqueológicos no município de Ponte Alta do Bom Jesus/TO segundo os arquivos documentais do Museu Antropológico/UFG, a saber: GO-Pa.02 - Sítio Toca da Bananeira (lito-cerâmico); GO-Pa.08 - Sítio Gruta do Salitre (lito-cerâmico); GO-Pa.10 - Sítio Varjão (arte-rupestre); GO-Pa.25 - Sítio Toca da Nanha (cerâmico); GO-Pa.27 - Sítio Covanca (cerâmico); GO-Pa.30 - Sítio Boqueirão (lito-cerâmico); GO-Pa.31 - Sítio Cacaria (lito-cerâmico); GO-Pa.33 - Sítio Mombó (cerâmico); GO-Pa.39 - Sítio Morro Branco (cerâmico); GO-Pa.40 - Sítio Toca Grande (lito-cerâmico); GO-Pa.41 - Sítio Mata Grande (cerâmico). No verso da imagem constam as seguintes informações: "Pictoglifos da gruta do Salitre Ponte Alta de Bom Jesus - GO".
Matéria-prima
Técnica
Número de folhas
1
Número de páginas
2
Dimensões (cm)
Largura
18
Altura
23.3
Orientação
Retrato
Palavras-chave
Acary de Passos Oliveira | Arqueologia | Carta Arqueológica de Goiás | Projeto Bacia do Paranã
Estado de conservação
Bom
Referências
MARTINS, D. C. Análise Tecnotipológica de Indústrias Líticas de Planaltina de Goiás (Dissertação - Mestrado). Universidade de São Paulo, 1993.
MELO, E. L. e BREDA, J. I. Carta Arqueológica - Divisão Regional para Cadastramento de Sítios Arqueológicos do Estado de Goiá. Universidade Federal de Goiás, Museu Antropológico, Goiânia, 1972.
MENDONÇA DE SOUZA, A. A. C; FERRAZ, S. M; MENDONÇA DE SOUZA, M. A. Projeto Bacia do Paranã. Universidade Federal de Goiás, Museu Antropológico, Goiânia, 1977.
Condições de acesso
Consulta local
Condições de reprodução digital do documento
Disponível. Consultar o Museu Antropológico sobre normas e condições.
Reprodução e uso da imagem
Restrita - Consultar o Museu Antropológico
Data de preenchimento
6 de fevereiro de 2025
Responsável pelo preenchimento
Ana Cristina Santoro