-
Projeto Bacia do Paranã
- Voltar
Metadados
Miniatura

Número de registro
D2025.01.080
Números de registro anteriores
B76-15-02F
Título
Projeto Bacia do Paranã
Descrição
Fotografia em cores destacando um exemplar de um objeto utilitário, confeccionado em argila, usado para preparar e armazenar alimentos, com marcas de uso na parte externa, principalmente no bojo e na base, com presença de fuligem, do tipo panela. O objeto é originário da Aldeia Fontoura, cuja terra indígena se localiza na divisa entre os estados de Mato Grosso e do Tocantins, na Ilha do Bananal. A pesquisa se associa ao Projeto Bacia do Paranã - Programa Integrado de Pesquisas Arqueológicas da Bacia do Paranã - UFG, do Setor de Arqueologia do Museu Antropológico/UFG, idealizado e implementado pelo então diretor do Museu Antropológico, Prof. Acary de Passos Oliveira. Sua coordenação esteve a cargo do Prof. Alfredo Augusto Castro Mendonça de Souza, da Faculdade de Arqueologia Marechal Rondon, do Rio de Janeiro, atual Faculdade Estácio de Sá. A iamgem se assemelha à de número de registro D2025.01.079.
Data
1976
Assunto
Fundo
Gênero
Espécie
Forma
Formato
Natureza do assunto
Tipologia
Projeto
Modo de aquisição
Acervo institucional
Data de entrada
1976
Intermediador interno
Intermediador externo
Histórico
A fotografia em cores destaca um exemplar de um objeto utilitário, confeccionado em argila, usado para preparar e armazenar alimentos, com marcas de uso na parte externa, principalmente no bojo e na base, com presença de fuligem, do tipo panela. O objeto é originário da Aldeia Fontoura, cuja terra indígena se localiza na divisa entre os estados de Mato Grosso e do Tocantins, na Ilha do Bananal. A pesquisa se associa ao Projeto Bacia do Paranã - Programa Integrado de Pesquisas Arqueológicas da Bacia do Paranã - UFG, do Setor de Arqueologia do Museu Antropológico/UFG, idealizado e implementado pelo então diretor do Museu Antropológico, Prof. Acary de Passos Oliveira. Sua coordenação esteve a cargo do Prof. Alfredo Augusto Castro Mendonça de Souza, da Faculdade de Arqueologia Marechal Rondon, do Rio de Janeiro, atual Faculdade Estácio de Sá. O projeto teve como objetivo maior reconhecer, cadastrar e estudar sítios arqueológicos na bacia hidrográfica do rio Paranã, até a confluência deste com o rio Tocantins, primordialmente na calha do Paranã. A primeira campanha de campo desse projeto foi realizada em 1976 e, até julho de 1981, resultou na identificação de 80 sítios arqueológicos, em diversos municípios goianos.
Matéria-prima
Técnica
Número de folhas
1
Número de páginas
1
Dimensões (cm)
Largura
12.1
Altura
9
Orientação
Paisagem
Palavras-chave
Acary de Passos Oliveira | Arqueologia | Carta Arqueológica de Goiás | Projeto Bacia do Paranã
Estado de conservação
Bom
Referências
MARTINS, D. C. Análise Tecnotipológica de Indústrias Líticas de Planaltina de Goiás (Dissertação - Mestrado). Universidade de São Paulo, 1993.
MELO, E. L. e BREDA, J. I. Carta Arqueológica - Divisão Regional para Cadastramento de Sítios Arqueológicos do Estado de Goiá. Universidade Federal de Goiás, Museu Antropológico, Goiânia, 1972.
MENDONÇA DE SOUZA, A. A. C; FERRAZ, S. M; MENDONÇA DE SOUZA, M. A. Projeto Bacia do Paranã. Universidade Federal de Goiás, Museu Antropológico, Goiânia, 1977.
Condições de acesso
Consulta local
Condições de reprodução digital do documento
Disponível. Consultar o Museu Antropológico sobre normas e condições.
Reprodução e uso da imagem
Restrita - Consultar o Museu Antropológico
Data de preenchimento
1 de fevereiro de 2025
Responsável pelo preenchimento
Ana Cristina Santoro