Boneca que assusta criança com barriga grande. Na língua iny rybè, wajoromani weni, segundo interlocução com Ijesebery Karajá.
No contexto de confecção das ritxoko existe sempre uma ceramista modelando uma figura e contando histórias do tempo antigo, rememorando as conquistas dos heróis fundadores, os conflitos com outros grupos étnicos e os mitos que constroem a identidade do grupo. Por isso, elas dizem que fazem as bonecas para ensinarem às crianças e aos jovens as histórias do povo Iny, para eles aprenderem a ser Iny. O formato, as decorações com o grafismo e os enfeites que as bonecas recebem indicam o gênero e a classe de idade. Representam ainda os rituais e os seres sobrenaturais.
Atualmente, as principais representações das bonecas cerâmicas são: cenas do cotidiano do trabalho doméstico, pescaria, caçada, cuidados com as crianças, enterro, cenas de rituais, como o hetohoky, dança dos Aruanãs.
Referência: Iny Tkylysinamy Rybèna : arte iny karajá : patrimônio cultural do Brasil / Comunidades Iny Karajá ; organização, Nei Clara de Lima e Rosani Moreira Leitão. – Goiânia : IPHAN-GO, 2019.
Estado de conservação
Bom
Observações sobre o estado de conservação:
Apresenta esmaecimento da pintura.
Observações gerais
As bonecas Ritxoko receberam do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN, em 2012, o título de Patrimônio Cultural do Brasil. Elas estão inscritas como patrimônio imaterial em dois Livros de Registro: dos Saberes e das Formas de Expressão.
Fotografado por Markus Garscha (2017).
Referências
Documentação comprobatória do ano de 1987.
Iny Tkylysinamy Rybèna : arte iny karajá : patrimônio cultural do Brasil / Comunidades Iny Karajá ; organização, Nei Clara de Lima e Rosani Moreira Leitão. – Goiânia : IPHAN-GO, 2019.
RIBEIRO, Berta Gleizer. Dicionário do artesanato indígena. Editora da Universidade de São Paulo, 1988.