-
Boneca(o)
- Voltar
Metadados
Miniatura
Nº objeto
90.04.004
Denominação
Boneca(o)
Denominação na língua materna
Autor (a)
Categoria de classificação Berta G. Ribeiro
Origem étnica
Autoidentificação
Descrição
Cerâmica estatuária com representação de tatu. Apresenta superfície decorada com grafismos na cor preta.
Matéria prima
Data de entrada
18/09/1990
Aldeia/ Comunidade
Estado de origem
País de origem
Modo de aquisição
Compra
Intermediador(a) interno(a)
Intermediador(a) externo(a)
Informações etnográficas
“As bonecas ritxoko são confeccionadas pelas ceramistas Iny desde tempos imemoriais, sendo usadas como importante ferramenta pedagógica na reprodução da cultura Iny das novas gerações. A partir do contato com segmentos da sociedade nacional não indígena as bonecas passaram a ser alvo de interesse para a composição de coleções em museus e como artigo de decoração. Esse interesse provocou alterações nos modos de fazer as bonecas e originou novas representações em cerâmica. Atualmente as bonecas representam cenas cotidianas, rituais, caçadas e pescarias; também representam seres sobrenaturais do universo epistemológico Iny, como Koboi e Teribré. A fauna da região do Rio Araguaia também é amplamente representada, são esculpidos jacarés, onças, tartarugas, antas, tamanduás, veados, cobras, diversas aves, entre outros. A representação da fauna regional nas cerâmicas recebe o nome de irodoxumo.”
Referência: Iny Tkylysinamy Rybèna : arte iny karajá : patrimônio cultural do Brasil / Comunidades Iny Karajá ; organização, Nei Clara de Lima e Rosani Moreira Leitão. – Goiânia : IPHAN-GO, 2019.
Exposição
Estado de conservação
Bom
Observações sobre o estado de conservação:
Apresenta esmaecimento da pintura.
Palavras-chave
Observações gerais
Fotografado por Renata Dias (2022).
Assistentes de fotografia: Lucas Yabagata e Mayara Monteiro (2022).
Edição de imagens: Renata Dias (2022).
Referências
Documentação comprobatória do ano de 1990.
Iny Tkylysinamy Rybèna : arte iny karajá : patrimônio cultural do Brasil / Comunidades Iny Karajá ; organização, Nei Clara de Lima e Rosani Moreira Leitão. – Goiânia : IPHAN-GO, 2019.
RIBEIRO, Berta Gleizer. Dicionário do artesanato indígena. Editora da Universidade de São Paulo, 1988.
Situação
Localizado
Condições de reprodução de imagem
Para utilização das imagens é obrigatório a citação do autor da fotografia (informação no campo “Observações gerais”) e a propriedade do Museu Antropológico. Exemplo: Foto de ............. - Acervo Museu Antropológico/ UFG. O MA/UFG não se responsabiliza por edições e usos que venham a difamar a propriedade intelectual da imagem.