-
Leque de occipício
- Voltar
Metadados
Miniatura

Nº objeto
89.02.031 a,b,c
Denominação
Leque de occipício
Denominação na língua materna
Autor (a)
Categoria de classificação Berta G. Ribeiro
Origem étnica
Autoidentificação
Descrição
Leque do occipício constituído de um conjunto de varetas cobertas por algodão colocadas em sentido radial. As varetas apresentam na extremidade basal revestimento com penas pretas, sobrepondo penas de cor rosa intercaladas com penas de cor azul, com corte horizontal e detalhe de amarração à meia altura com fio-guia de linha na cor branca. Na extremidade distal as varetas apresentam acabamento com penas rosas e vermelhas coladas com cera, em destaque penas caudais de Arara Vermelha. Acompanha ao disco occipital suporte para fixação do occipício, constituído de aro de madeira com cruzeta ao centro.
Matéria prima
Algodão | cera | fibras vegetais | penas
Data de entrada
11/08/1989
Aldeia/ Comunidade
Estado de origem
País de origem
Modo de aquisição
Compra
Intermediador(a) interno(a)
Intermediador(a) externo(a)
Informações etnográficas
O raheto, uma representação do sol nas narrativas mitológicas do povo Iny, é considerado um dos mais belos e imponentes adornos plumários devido ao seu tamanho e combinação de cores e técnicas. Ele é usado pelos weryrybò, jovens que estão no último ciclo de vida em processo de iniciação no Hetohoky. A partir desse estágio, eles já estão preparados para se casar e iniciar suas próprias famílias, sendo também chamados de rahetodu mahãdu – "os que usam raheto". Nessa fase, espera-se que tenham adquirido a maior parte dos saberes relacionados ao universo masculino, transmitidos pelos homens da aldeia e pelos Ijasò. O raheto simboliza essa aurora dos conhecimentos masculinos (YABAGATA, 2024).
Estado de conservação
Bom
Observações gerais
Fotografado por Mayara Monteiro (2025).
Assistentes de fotografia: Lucas Yabagata (2025).
Edição de imagens: Lucas Yabagata (2025).
Referências
Documentação comprobatória do ano de 1989.
MOTTA, Dilza Fonseca da; OLIVEIRA, L. Tesauro de Cultura Material dos Indios do Brasil. Rio de Janeiro, Funai/Museu do Índio, 2006.
RIBEIRO, Berta Gleizer. Dicionário do artesanato indígena. Editora da Universidade de São Paulo, 1988.
YABAGATA, Lucas Veloso. O latenira Iny: pássaros e plumária no rio Araguaia. 2024. 107 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Faculdade de Ciências Sociais, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2023.
Situação
Localizado
Condições de reprodução de imagem
Para utilização das imagens é obrigatório a citação do autor da fotografia (informação no campo “Observações gerais”) e a propriedade do Museu Antropológico. Exemplo: Foto de ............. - Acervo Museu Antropológico/ UFG. O MA/UFG não se responsabiliza por edições e usos que venham a difamar a propriedade intelectual da imagem.