Este item faz parte da instalação “Simulacro?” da Exposição Lavras & Louvores do MA/UFG. Essa instalação foi assim descrita por uma das curadoras da exposição, Nei Clara de Lima:
“Com esse recurso expográfico, uma grande prateleira com um desenho pós-moderno, que agrega uma outra prateleira de uso atual nas áreas rurais e periféricas das cidades, nós queremos introduzir a questão do simulacro. Quer dizer, diante dessa instalação é possível perceber a montagem da representação. Além disso, ao misturarmos objetos vindos do universo rural com objetos adquiridos no comércio popular de Goiânia, quisemos também criar uma cisão entre objetos musealizados, tornados acervo de um museu, que estão dispostos segundo as normas de conservação, e objetos comuns, vendidos em lojas chamadas de 1,99 que, embora também estejam documentados como acervo, não levam o mesmo tratamento de segurança.
Essa prateleira tem o nome de “Simulacro?” porque aqui nós apontamos para a ideia de que todas as nossas representações podem ser também concebidas como simulacros porque, na verdade, quando se retira os objetos de seu uso já se está lidando com a ideia de simulacro, já se está representando.”
Fotografado por Abraão Modesto (2023).
Assistentes de fotografia: Mayara Monteiro e Lucas Yabagata (2023).
Edição de imagens: Abraão Modesto (2023).
Referências
Documentação curatorial da Exposição Lavras & Louvores.
FERREZ, Helena. Dodd; BIANCHINI, Maria Helena S. THESAURUS para acervos museológicos. Rio de Janeiro, Brasil: Fundação Nacional Pró-Memória, 1987.
Para utilização das imagens é obrigatório a citação do autor da fotografia (informação no campo “Observações gerais”) e a propriedade do Museu Antropológico. Exemplo: Foto de ............. - Acervo Museu Antropológico/ UFG. O MA/UFG não se responsabiliza por edições e usos que venham a difamar a propriedade intelectual da imagem.