Colar confeccionado a partir de seda de buriti torcida, uma tingida de marrom e outra de cor natural. Constituído de trançado de taboca, também nas cores marrom e natural, plumas em roseta e sementes de cores diversas. Possui pingente elaborado a partir de dois bicos de gavião, adornados com rosetas de plumas e sementes.
Segundo a documentação comprobatória do ano de 1988 este colar é proveniente da "Aldeia de Tapirapé-Karajá - MT". Provavelmente tratam-se das aldeias Itxala e Hawalora, localizadas na confluência entre o Rio Tapirapé e Araguaia.
Fotografado por Mayara Monteiro (2022)
Assistentes de fotografia: Lucas Yabagata (2022)
Edição de imagens: Lucas Yabagata (2022)
Referências
Dossiê museológico do objeto e documentação comprobatória do ano de 1988.
MOTTA, Dilza Fonseca da; OLIVEIRA, L. Tesauro de Cultura Material dos Indios do Brasil. Rio de Janeiro, Funai/Museu do Índio, 2006.
RIBEIRO, Berta Gleizer. Dicionário do artesanato indígena. Editora da Universidade de São Paulo, 1988.
Situação
Localizado
Condições de reprodução de imagem
Para utilização das imagens é obrigatório a citação do autor da fotografia (informação no campo “Observações gerais”) e a propriedade do Museu Antropológico. Exemplo: Foto de ............. - Acervo Museu Antropológico/ UFG. O MA/UFG não se responsabiliza por edições e usos que venham a difamar a propriedade intelectual da imagem.