-
Colar
- Voltar
Metadados
Miniatura
Nº objeto
83.03.159
Denominação
Colar
Autor (a)
Categoria de classificação Berta G. Ribeiro
Origem étnica
Autoidentificação
Descrição
Colar feito com rolete de taquara com emplumação embricada em círculo e em roseta, com plumas de cor branca, preta e vermelha. Esse rolete de taquara está ligado por um cordel de seda de buriti a um retângulo de madeira, como um medalhão. Esse, por sua vez, é adornado com duas flores de plumas de cor branca, preta e vermelha, anexadas em cada uma de suas extremidades. A superfície da madeira também é adornada com incisões que formam grafismos e representações de seres mitológicos. Do medalhão pendem três pingentes de roletes de taquara com emplumação em círculo e em roseta com plumas de cor preta, branca e vermelha.
Matéria prima
Bambu | fibras vegetais | madeira | penas
Técnica de confecção
Dimensões
Altura (cm)
70
Largura (cm)
6.5
Data de entrada
1983
Aldeia/ Comunidade
Estado de origem
País de origem
Modo de aquisição
Sem referência
Informações etnográficas
A madeira usada é conhecida popularmente como sarã, de nome científico Sapium Obovatum. O nome dessa madeira na língua iny rybè é hawté. Segundo Gustavo de Oliveira (2021) trata-se de uma árvore comum em regiões alagáveis e pantanosas, muito comum na região do Pantanal, mas que também é encontrada em abundância nas margens do Rio Araguaia e de outros pequenos rios no interior da Ilha do Bananal.
As plumas usadas também foram identificadas pela artesã, as pretas são de pato, as brancas de garça e as vermelhas de arara. Ainda segundo Komantira Karajá, a pintura se chama rurawô e foi feita através de uma incisão na madeira com arame quente. Ela ainda relatou que se trata de um colar confeccionando exclusivamente para a venda aos não indígenas.
Estado de conservação
Bom
Observações gerais
Fotografado por Lucas Yabagata (2023).
Assistente de fotografia: Pedro Caixeta e Mayara Monteiro (2023).
Edição de imagens: Lucas Yabagata (2023).
Referências
Dossiê museológico do objeto.
MOTTA, Dilza Fonseca da; OLIVEIRA, L. Tesauro de Cultura Material dos Indios do Brasil. Rio de Janeiro, Funai/Museu do Índio, 2006.
OLIVEIRA, Gustavo de. (K)awá-(k)awá: fragmentos de uma etnografia da boneca de madeira iny-karajá. In: LIMA FILHO, Manuel (org.). Tesouros Iny-Karajá. CEGRAF/UFG, Goiânia, GO, p. 351, 2021.
RIBEIRO, Berta Gleizer. Dicionário do artesanato indígena. Editora da Universidade de São Paulo, 1988.
Situação
Localizado
Condições de reprodução de imagem
Para utilização das imagens é obrigatório a citação do autor da fotografia (informação no campo “Observações gerais”) e a propriedade do Museu Antropológico. Exemplo: Foto de ............. - Acervo Museu Antropológico/ UFG. O MA/UFG não se responsabiliza por edições e usos que venham a difamar a propriedade intelectual da imagem.