Diadema horizontal constituído por uma fieira de penas médias de gavião, fixadas ao longo de cordel-base. O canhão da pena é dobrado em forma de alça sobre um cordel-base de folíolos de palmeira e amarradas as duas partes com um cordel amarrilho de algodão dando um nó falso.
Fieira de penas marrom com pontas pretas, sobre cordel-base. As penas, parcialmente superpostas e equidistantes são presas por um cordel de fibra sedosa a um suporte flexível trançado de folíolos de palmeira. Das extremidades do suporte pendem as duas pontas do cordel-base, de folíolos de palmeira torcido.
Usado por homens casados na festa do Hetohoky. Interlocutor Karajá: Ijeseberi Karajá
Estado de conservação
Bom
Observações gerais
As peças pertencentes à coleção 01/70 foram coletadas nas Aldeias de Santa Isabel do Morro e Fontoura, na Ilha do Bananal; O documento comprobatório n° 01/70 não especifica o local de aquisição da peça com relação a aldeia.
Fotografado por Mayara Monteiro (2021).
Referências
Dossiê museológico do objeto.
RIBEIRO, Berta. Bases para uma classificação dos adornos plumários dos índios do Brasil. Arq. Museu Nacional, Rio de Janeiro, 1957.
Situação
Localizado
Condições de reprodução de imagem
Para utilização das imagens é obrigatório a citação do autor da fotografia (informação no campo “Observações gerais”) e a propriedade do Museu Antropológico. Exemplo: Foto de ............. - Acervo Museu Antropológico/ UFG. O MA/UFG não se responsabiliza por edições e usos que venham a difamar a propriedade intelectual da imagem.