Cinta trançada em fibra vegetal de cor natural e fios de algodão em cor preta. Nas extremidades há alças reforçadas de algodão de cor preta, cuja finalidade é prender o objeto ao corpo. A plumária, nas cores rosa e azul, está presa à cinta trançada. Acima delas há três pequenos buquês, compostos de plumárias menores nas cores vermelha, cinza e azul, arrematadas com sementes e miçangas, presas por fios de cor natural à cinta trançada. A plumária está presa por um fio preto que vai de uma extremidade à outra, estabilizando a fieira de penas.
O Wetakana (fala feminina), ou wetaana (fala masculina), é um adorno usado apenas pelos homens. É usado principalmente no ritual do Hetohoky, o ritual de iniciação masculina do povo Iny.
Estado de conservação
Bom
Observações gerais
Fotografado por Lucas Yabagata (2024).
Assistente de fotografia: Pedro Caixeta e Mayara Monteiro (2024).
Edição de imagens: Lucas Yabagata (2024).
Referências
Documentação comprobatória do ano de 2016 e dossiê museológico do objeto.
MOTTA, Dilza Fonseca da; OLIVEIRA, L. Tesauro de Cultura Material dos Índios do Brasil. Rio de Janeiro, Funai/Museu do Índio, 2006.
RIBEIRO, Berta Gleizer. Dicionário do artesanato indígena. Editora da Universidade de São Paulo, 1988.
Situação
Localizado
Condições de reprodução de imagem
Para utilização das imagens é obrigatório a citação do autor da fotografia (informação no campo “Observações gerais”) e a propriedade do Museu Antropológico. Exemplo: Foto de ............. - Acervo Museu Antropológico/ UFG. O MA/UFG não se responsabiliza por edições e usos que venham a difamar a propriedade intelectual da imagem.