Cesto-armadilha alguidariforme, de base arredondada e côncava, confeccionado em trama gradeada composta por varetas de taquari entrelaçadas com corda de fibra vegetal torcida, segundo a técnica torcido semi-rígido. A parte central apresenta maior número de varetas que as laterais. A borda é finalizada com aro de madeira roliça afixado junto à extremidade superior do cesto e preso por arremates em corda de fibra vegetal torcida. Apresenta reforço perpendicular transpassado na região mediana, acompanhando a curvatura côncava da peça. Dois cordéis são amarrados em quatro lados opostos do cesto, permitindo seu transporte ou suspensão.
RIBEIRO, Berta G. A Arte do trançado dos índios do Brasil: um estudo taxonômico. Belém: Museu Paraense Emílio Goeldi; Rio de Janeiro: Instituto Nacional do Folclore, 1985.
RIBEIRO, Berta Gleizer. Dicionário do artesanato indígena. Editora da Universidade de São Paulo, 1988.
Situação
Localizado
Condições de reprodução de imagem
Para utilização das imagens é obrigatório a citação do autor da fotografia (informação no campo “Observações gerais”) e a propriedade do Museu Antropológico. Exemplo: Foto de ............. - Acervo Museu Antropológico/ UFG. O MA/UFG não se responsabiliza por edições e usos que venham a difamar a propriedade intelectual da imagem.