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Boneca(o)
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Metadados
Miniatura
Nº objeto
2016.01.008
Denominação
Boneca(o)
Denominação na língua materna
Autor (a)
Projeto
Bonecas Karajá: arte, memória e identidade indígena no Araguaia
Categoria de classificação Berta G. Ribeiro
Origem étnica
Autoidentificação
Descrição
Cerâmica estatuária com representação de rito funerário. A cena é composta por uma figura humana sentada diante um túmulo, e um animal ao lado. A figura possui pintura corporal com grafismos na cor preta
Matéria prima
Dimensões
Altura (cm)
23.5
Largura (cm)
10
Data de entrada
10/05/2016
Aldeia/ Comunidade
Estado de origem
País de origem
Modo de aquisição
Doação
Intermediador(a) interno(a)
Informações etnográficas
Peça confeccionada pela ceramista Mahiru. Representação de um rito funerário/choro ritual: mulher em túmulo caracterizado por um conjunto de varas alinhadas paralelamente (que simboliza um primeiro momento da cerimônia funerária Karajá, descrita nas etnografias como “sepultamento primário”). Ao lado dela, a representação da figura de um tatu.
Cerâmica confeccionada com massa composta de barro branco, cinza e água, decorada com padrões de grafismo nas cores preta e vermelha, obtidas a partir da manipulação de elementos de origem vegetal.
No passado as ceramistas usavam o sumo da semente do algodão para a fabricação da tinta preta e o barro vermelho/ “tabatinga” para extrair o pigmento vermelho. Atualmente se usa o sumo da casca da fruta verde do jenipapo ou da casca da árvore ixarurinã para produzir o pigmento preto e a semente do urucum para produzir a cor vermelha. Eventualmente também se usa tinta guache adquirida no comércio local para decoração das ritxoko.
No contexto de confecção das ritxoko existe sempre uma ceramista modelando uma figura e contando histórias do tempo antigo, rememorando as conquistas dos heróis fundadores, os conflitos com outros grupos étnicos e os mitos que constroem a identidade do grupo. Por isso, elas dizem que fazem as bonecas para ensinarem às crianças e aos jovens as histórias do povo Iny, para eles aprenderem a ser Iny. O formato, as decorações com o grafismo e os enfeites que as bonecas recebem indicam o gênero e a classe de idade. Representam ainda os rituais e os seres sobrenaturais.
Atualmente, as principais representações das bonecas cerâmicas são: cenas do cotidiano do trabalho doméstico, pescaria, caçada, cuidados com as crianças, enterro, cenas de rituais, como o hetohoky, dança dos Aruanãs.
Referência: Iny Tkylysinamy Rybèna : arte iny karajá : patrimônio cultural do Brasil / Comunidades Iny Karajá ; organização, Nei Clara de Lima e Rosani Moreira Leitão. – Goiânia : IPHAN-GO, 2019.
Estado de conservação
Bom
Palavras-chave
Observações gerais
As bonecas Ritxoko receberam do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN, em 2012, o título de Patrimônio Cultural do Brasil. Elas estão inscritas como patrimônio imaterial em dois Livros de Registro: dos Saberes e das Formas de Expressão.
Fotografado por Markus Garscha (2017).
Referências
Dossiê museológico do objeto.
Iny Tkylysinamy Rybèna : arte iny karajá : patrimônio cultural do Brasil / Comunidades Iny Karajá ; organização, Nei Clara de Lima e Rosani Moreira Leitão. – Goiânia : IPHAN-GO, 2019.
RIBEIRO, Berta Gleizer. Dicionário do artesanato indígena. Editora da Universidade de São Paulo, 1988.
SILVA, Telma Camargo da (Organizadora). Ritxoko. 1. Edição. Goiânia: Cânone Editorial, 2015.
Situação
Localizado
Condições de reprodução de imagem
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