-
Boneca(o)
- Voltar
Metadados
Miniatura
Nº objeto
79.01.0124
Denominação
Boneca(o)
Denominação na língua materna
Autor (a)
Categoria de classificação Berta G. Ribeiro
Origem étnica
Autoidentificação
Descrição
Cerâmica estatuária. Possui pintura corporal com grafismos na cor preta. A figura possui duas faces e usa adorno nas pernas feito de fibras vegetais.
Matéria prima
Dimensões
Altura (cm)
18.5
Largura (cm)
6.9
Profundidade (cm)
3.5
Data de entrada
1979
País de origem
Modo de aquisição
Compra
Intermediador(a) interno(a)
Informações etnográficas
No contexto de confecção das ritxoko existe sempre uma ceramista modelando uma figura e contando histórias do tempo antigo, rememorando as conquistas dos heróis fundadores, os conflitos com outros grupos étnicos e os mitos que constroem a identidade do grupo. Por isso, elas dizem que fazem as bonecas para ensinarem às crianças e aos jovens as histórias do povo Iny, para eles aprenderem a ser Iny. O formato, as decorações com o grafismo e os enfeites que as bonecas recebem indicam o gênero e a classe de idade. Representam ainda os rituais e os seres sobrenaturais.
Atualmente, as principais representações das bonecas cerâmicas são: cenas do cotidiano do trabalho doméstico, pescaria, caçada, cuidados com as crianças, enterro, cenas de rituais, como o hetohoky, dança dos Aruanãs.
Referência: Iny Tkylysinamy Rybèna : arte iny karajá : patrimônio cultural do Brasil / Comunidades Iny Karajá ; organização, Nei Clara de Lima e Rosani Moreira Leitão. – Goiânia : IPHAN-GO, 2019.
Estado de conservação
Bom
Observações gerais
As bonecas Ritxoko receberam do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN, em 2012, o título de Patrimônio Cultural do Brasil. Elas estão inscritas como patrimônio imaterial em dois Livros de Registro: dos Saberes e das Formas de Expressão.
Fotografado por Markus Garscha (2017).
Referências
Dossiê museológico do objeto.
Documentação comprobatória do ano de 1979.
Iny Tkylysinamy Rybèna : arte iny karajá : patrimônio cultural do
Brasil / Comunidades Iny Karajá ; organização, Nei Clara de Lima
e Rosani Moreira Leitão. – Goiânia : IPHAN-GO, 2019.
RIBEIRO, Berta Gleizer. Dicionário do artesanato indígena. Editora da Universidade de São Paulo, 1988.
Situação
Localizado
Condições de reprodução de imagem
Para utilização das imagens é obrigatório a citação do autor da fotografia (informação no campo “Observações gerais”) e a propriedade do Museu Antropológico. Exemplo: Foto de ............. - Acervo Museu Antropológico/ UFG. O MA/UFG não se responsabiliza por edições e usos que venham a difamar a propriedade intelectual da imagem.