-
Artefato lítico do Sítio GO – Ni.1 – Oficina n.º 1
- Voltar
Metadados
Miniatura
Número de registro
D2024.07.034
Números de registro anteriores
B74-03-34F
Título
Artefato lítico do Sítio GO - Ni.1 - Oficina n.º 1
Autor
Descrição
Fotografia em preto e branco mostrando uma peça utilizada (lasca), confeccionada em sílex, proveniente do sítio GO-Ni. 1 - Oficina n.º 1, localizado na Fazenda Caieira Barreiro, no município de Planaltina de Goiás/GO, no âmbito do "Projeto de Levantamento e Cadastramento dos Sítios Arqueológicos do Estado de Goiás/UFG", coordenado por Iluska Simonsen, nos anos de 1974/75.
Data
1974
Assunto
Fundo
Gênero
Espécie
Forma
Formato
Natureza do assunto
Tipologia
Modo de aquisição
Acervo institucional
Data de entrada
1974
Intermediador interno
Intermediador externo
Histórico
O "Projeto de Levantamento e Cadastramento dos Sítios Arqueológicos do Estado de Goiás/UFG" foi institucionalizado no Museu Antropológico/UFG, em 1974. Teve duração até o ano de 1975. Foi coordenado por Iluska Simonsen e desenvolveu atividades de coleta assistemática de superfície. O projeto teve como objetivo realizar campanhas de campo, ao fito de identificar e cadastrar áreas no território goiano, com presença de sítios arqueológicos, seguindo a normatização estabelecida na Carta Arqueológica (Melo e Breda, 1972). Assim, as atividades do projeto foram executadas na Área Arqueológica do Tocantins (T), quarta região do Município Denominador Niquelândia (Ni.), sexta zona, nos municípios de Planaltina de Goiás e Formosa. O GO-Ni.1 - Oficina n.º 1 foi identificado no município de Planaltina de Goiás/GO. O sítio lítico a céu aberto se caracterizou pela presença de objetos líticos, na maioria, fabricados a partir do sílex, os quais formaram a "Coleção Iluska Simonsen", salvaguardada no Museu Antropológico/UFG. A imagem apresentada (preto e branco) mostra uma peça utilizada (lasca)
Matéria-prima
Técnica
Número de folhas
1
Número de páginas
1
Dimensões (cm)
Largura
11.5
Altura
8.6
Orientação
Paisagem
Palavras-chave
Arqueologia | Carta Arqueológica de Goiás | GO-Ni.1 Sítio Caieira Barreiro | Levantamento | objetos arqueológicos
Estado de conservação
Bom
Referências
MELO, E. L. e BREDA. J. I. Carta Arqueológica - Divisão Regional para Cadastramento de Sítios Arqueológicos do Estado de Goiás. Universidade Federal de Goiás, Museu Antropológico, Goiânia, 1972.
MARTINS, D. C. Análise Tecnotipológica de Indústrias Líticas de Planaltina de Goiás. (Dissertação - Mestrado). Universidade de São Paulo, 1993.
Condições de acesso
Consulta local | Consulta digital
Condições de reprodução digital do documento
Disponível. Consultar o Museu Antropológico sobre normas e condições.
Reprodução e uso da imagem
Restrita - Consultar o Museu Antropológico
Registro arqueológico diretamente relacionado
Nome do Sítio Arqueológico
Caieira Barreiro
Data de preenchimento
24 de outubro de 2024
Responsável pelo preenchimento
Ana Cristina Santoro