Arquivístico
Desde a sua criação, em 1969, o Museu Antropológico produz, recebe e preserva uma série de documentos que se configuram como registros da trajetória do Órgão, da produção do conhecimento e da memória das populações da região central do Brasil. Além de constituir a memória institucional do Museu, reúnem as reflexões e o trabalho de inúmeros pesquisadores, além de guardar a história daqueles que elegeram o Museu Antropológico como local de guarda de suas coleções documentais de caráter pessoal.
Fotografias, mapas, cadernos de campo, gravuras, entrevistas, relatórios de pesquisa, registros administrativos, slides, entre outros, formam o vasto e rico acervo arquivístico do Museu Antropológico da Universidade Federal de Goiás.
Mais detalhes
O acervo arquivístico do Museu Antropológico reúne documentos audiovisuais, cartográficos, iconográficos, sonoros e textuais. Como contribuição para a preservação da memória institucional, abriga, ainda, alguns objetos ligados às ações e atividades realizadas, historicamente, no Museu.
Por suas características, os documentos podem ser divididos em duas vertentes, uma institucional, que engloba o Fundo Museu Antropológico, e uma histórica, que reúne, principalmente, coleções de arquivos pessoais, como a Coleção Acary de Passos Oliveira, a Coleção Edna Taveira e a Coleção Ewald Janssen.
Quantitativamente, o acervo arquivístico ainda está em processo de organização e inventário. Até o momento, encontram-se arrolados cerca de 9000 documentos.
As consultas ao acervo podem ser realizadas de forma presencial ou remota. Em caso de dúvidas e solicitações de imagens, favor entrar em contato pelo email arquivomaufg@gmail.com.
You cannot copy content of this page