Fios de algodão, haste de madeira e penas cor de rosa de colhereiro (Ajaia Ajajá), azuis de arara Canindé (arara araranna), amarelo claro e vermelho de arara canga (Ara Macao) e verde metálico com parte superior parado de pato do mato.
Medidas (cm)
A 81,0 cm.
Número de peças
1
Descrição museológica
Leque de occipício constituído de um conjunto de varetas colocadas em sentido radial. As varetas apresentam na extremidade basal revestimento com penas nas cores rosa (colhereirro) com duas penas longas na cor azul ao centro, sobrepostas por penas nas cores preto sobrepostas de branco com corte horizontal. Apresenta na parte central revestimento de algodão e na extremidade distal penas nas cores vermelhas e amarelas superior pardo de pato do mato ou muttum.
Adorno diretamente relacionado com o mito da origem da luz (sol, lua e estrelas) envolvendo o herói mitológico Kanyxywe. O Adorno representa o sol que seria o adorno plumário do urubu-rei que por sua vez seria o ióló, uma chefia importante na organização social e ritual do grupo.
Referências
Referências Bibliográficas
RIBEIRO, Berta G. Dicionário do Artesanato Indígena. Belo Horizonte Itatiaia 1988.
Krause,1911.
Observação: Ver ficha catalográfica elaboradas em 1967 e 1991 por P. Ventura
Registros audiovisuais
Fotografado por Cecilia Ewbank (2014).
Desenho do objeto
Desenhado por Pedro Augusto Santiago Henrique (2016).
Outras informações
Forma de aquisição
Aquisição institucional
Doador
William Lipkind
Data de confecção
1 de março de 1939
Data da coleta
1 de março de 1939
Notas gerais
Adorno plumário muito apreciado pelo grupo e também vendido na aldeia e nas cidades, estando presentes em vários museus do Brasil e do mundo. É o adorno plumário mais vistoso por conta do seu diâmetro e composição de cores das plumárias.
Obs.: Tendo em vista que o campo de Lipkind foi em 1938/1939 padronizou-se considerar a Ilha do Bananal como estado de Goiás, remetendo à organização geográfica da época.
Histórico administrativo
Catalogação anterior 121 (número dado pelo coletor).
Estado de conservação
Bom
Descrição de conservação
Lacunas nas extremidades basal (27/05/2014).
Histórico de conservação
Sem dados
Localização na Reserva Técnica
Mapoteca 1, gaveta 5 Karajá, coleção William Lipkind