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Boneca(o)
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Metadados
Miniatura
Nº objeto
90.06.021
Denominação
Boneca(o)
Denominação na língua materna
Autor (a)
Categoria de classificação Berta G. Ribeiro
Origem étnica
Autoidentificação
Descrição
Cerâmica estatuária com representação de figura mitológica. Possui pintura corporal com grafismos nas cores preta e ocre.
Matéria prima
Data de entrada
19/10/1990
Aldeia/ Comunidade
Estado de origem
País de origem
Modo de aquisição
Doação
Intermediador(a) interno(a)
Intermediador(a) externo(a)
Informações etnográficas
No contexto de confecção das ritxoko existe sempre uma ceramista modelando uma figura e contando histórias do tempo antigo, rememorando as conquistas dos heróis fundadores, os conflitos com outros grupos étnicos e os mitos que constroem a identidade do grupo. Por isso, elas dizem que fazem as bonecas para ensinarem às crianças e aos jovens as histórias do povo Iny, para eles aprenderem a ser Iny. O formato, as decorações com o grafismo e os enfeites que as bonecas recebem indicam o gênero e a classe de idade. Representam ainda os rituais e os seres sobrenaturais.
Atualmente, as principais representações das bonecas cerâmicas são: cenas do cotidiano do trabalho doméstico, pescaria, caçada, cuidados com as crianças, enterro, cenas de rituais, como o hetohoky, dança dos Aruanãs.
Referência: Iny Tkylysinamy Rybèna : arte iny karajá : patrimônio cultural do Brasil / Comunidades Iny Karajá ; organização, Nei Clara de Lima e Rosani Moreira Leitão. – Goiânia : IPHAN-GO, 2019.
"Figura masculina, com a demarcação do labrete e das komaruras no rosto, marca emblemática dos Karajá."
Referência: CAMPOS, Sandra Maria C. de la T. Lacerda. Bonecas karajá: para além do brinquedo. In: DA SILVA, Telma Camargo (Org.). Ritxoko. Goiânia: Cânone Editorial, 2015.
Segundo o Termo de Doação, a nomenclatura indígena fornecida por Daniel Coxini Karajá do ser mitológico representado é "Wadjoromani".
Estado de conservação
Bom
Observações sobre o estado de conservação:
Apresenta esmaecimento da pintura.
Observações gerais
As bonecas Ritxoko receberam do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN, em 2012, o título de Patrimônio Cultural do Brasil. Elas estão inscritas como patrimônio imaterial em dois Livros de Registro: dos Saberes e das Formas de Expressão.
Fotografado por Markus Garscha (2017).
Referências
Documentação comprobatória de 1990.
Iny Tkylysinamy Rybèna : arte iny karajá : patrimônio cultural do Brasil / Comunidades Iny Karajá ; organização, Nei Clara de Lima e Rosani Moreira Leitão. – Goiânia : IPHAN-GO, 2019.
RIBEIRO, Berta Gleizer. Dicionário do artesanato indígena. Editora da Universidade de São Paulo, 1988.
CAMPOS, Sandra Maria C. de la T. Lacerda. Bonecas karajá: para além do brinquedo. In: DA SILVA, Telma Camargo (Org.). Ritxoko. Goiânia: Cânone Editorial, 2015.
Situação
Localizado
Condições de reprodução de imagem
Para utilização das imagens é obrigatório a citação do autor da fotografia (informação no campo “Observações gerais”) e a propriedade do Museu Antropológico. Exemplo: Foto de ............. - Acervo Museu Antropológico/ UFG. O MA/UFG não se responsabiliza por edições e usos que venham a difamar a propriedade intelectual da imagem.