Notas etnográficas
Informações etnográficas: Dohoruè (nome em inyribè); De uso masculino; Não usado mais com penasbgrandes. Talo de buriti ou com tronco de coco e cera de abelha. As penas são de adedura, arara-vermelha e koxitmaru, gavião.
Nome: Wahuka Karajá
Aldeia: Itxalá. Ilha do Bananal. Tocantins.
Local da entrevista: SEDUCE, quadra 71 L, 5ª Avenida, 300 - Leste Vila Nova, Goiânia - GO, 74643-
030.
Data: 08/02/2018
Entrevistadores: Lucas Yabagata, Marília Caetano e Lucas F. De Santana Silva.
Usado como adorno pela máscara de Aruanã nas danças dos Aruanãs (Lukukui Karajá em oficina realizada no dia 2 de outubro de 2018 com membros do Projeto Thesaurus).
Borady (nome em inyribè) usado por rapazes (Ixysè Karajá em oficina realizada no dia 1 de outubro de 2018 com membros do Projeto Thesaurus).
Obs: O nome étnico varia de acordo com os interlocutores Karajá, porém, as informações convergem quanto a ser um brinco de uso exclusivamente masculino.
Borady (Ixysè Karajá em oficina realizada no dia 1 de outubro de 2018 com membros do Projeto Thesaurus); Dohoruè (Wahua Karajá em oficina realizada no dia 8 de fevereiro de 2018 com membros do Projeto Thesaurus), Em 08 de novembro de 2023 Wahua deb=nominou (k)ueju, brinco masculino.
Atualização: 29/02/24
Revisaõ Linguística para o nome de Kuèju por Pedro Frota e Manuel Lima Filho