-
Artefato lítico do Sítio GO – Ni.1 – Oficina n.º 1
- Voltar
Metadados
Miniatura
Número de registro
D2024.07.040
Números de registro anteriores
B74-03-40F
Título
Artefato lítico do Sítio GO - Ni.1 - Oficina n.º 1
Autor
Descrição
Fotografia em preto e branco de uma peça utilizada (lasca em sílex) completa, apresentando as porções proximal, mesial e distal, com reentrâncias no bordo esquerdo e retoques na porção distal do bordo direito. Sinais de retirada e nervuras são observados na face externa do objeto. O acabamento distal tem a forma pontiaguda e aguçada na ponta, originária do GO-Ni.1 - Oficina n.º 1, identificado no município de Planaltina de Goiás/GO, em 1974, no âmbito do "Projeto de Levantamento e Cadastramento dos Sítios Arqueológicos do Estado de Goiás/UFG", coordenado por Iluska Simonsen. No verso da fotografia foram registradas, com caneta esferográfica em tinta azul, as seguintes informações: "Sítio GO-Ni.f GO-Ni.1 Oficina nº 1"
Data
1974
Assunto
Fundo
Gênero
Espécie
Forma
Formato
Natureza do assunto
Tipologia
Modo de aquisição
Acervo institucional
Data de entrada
1974
Intermediador interno
Intermediador externo
Histórico
O "Projeto de Levantamento e Cadastramento dos Sítios Arqueológicos do Estado de Goiás/UFG" foi institucionalizado no Museu Antropológico/UFG, em 1974 e esteve vigente até 1975, sob a coordenação de Iluska Simonsen. As atividades de campo se caracterizaram por coleta assistemática de superfície, com o objetivo de realizar campanhas de campo, ao fito de identificar e cadastrar áreas no território goiano, com presença de sítios arqueológicos, seguindo a normatização estabelecida na Carta Arqueológica (Melo e Breda, 1972). As atividades do projeto foram executadas na Área Arqueológica do Tocantins (T), quarta região do Município Denominador Niquelândia (Ni.), sexta zona, nos municípios de Planaltina de Goiás e Formosa. O GO-Ni.1 - Oficina n.º 1 foi identificado no município de Planaltina de Goiás/GO. O sítio lítico a céu aberto se caracterizou pela presença de objetos líticos, na maioria, fabricados a partir de matéria-prima abundante na região - o sílex-, os quais construiram a "Coleção Iluska Simonsen", salvaguardada no Museu Antropológico/UFG. A imagem apresentada, de baixa resolução, mostra uma lasca retocada, com retoques nos bordos esquerdo e direito, sinais de retiradas e nervuras na face externa da peça. A tomada da imagem não considerou o eixo de debitagem do objeto
Matéria-prima
Técnica
Número de folhas
1
Número de páginas
1
Dimensões (cm)
Largura
8.6
Altura
11.5
Orientação
Retrato
Palavras-chave
Arqueologia | Carta Arqueológica de Goiás | GO-Ni.1 | Levantamento | objetos arqueológicos
Estado de conservação
Bom
Referências
MELO, E. L. e BREDA, J. I. Carta Arqueológica - Divisão Regional para Cadastramento de Sítios Arqueológicos do Estado de Goiás. Universidade Federal de Goiás, Museu Antropológico, Goiânia, 197.
MARTINS, D. C. Análise Tecnotipológica de Indústrias Líticas de Planaltina de Goiás (Dissertação - Mestrado). Universidade de São Paulo, 1993.
Condições de acesso
Consulta local | Consulta digital
Condições de reprodução digital do documento
Disponível. Consultar o Museu Antropológico sobre normas e condições.
Reprodução e uso da imagem
Restrita - Consultar o Museu Antropológico
Registro arqueológico diretamente relacionado
Nome do Sítio Arqueológico
Caieira Barreiro
Data de preenchimento
24 de outubro de 2024
Responsável pelo preenchimento
Ana Cristina Santoro