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Indumentária
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Fotografado por Mayara Monteiro (2025) E2025.02.19 - 2 MA -
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Metadados
Miniatura
Nº objeto
E2025.02.19
Denominação
Indumentária
Autor (a)
Categoria de classificação Berta G. Ribeiro
Descrição
Indumentária representativa da Orixá Oxum da religião afro-brasileira Candomblé. Indumentária composta de blusa com detalhes bordados nas mangas, duas faixas em tecido acolchoado formando laços na frente do corpo na altura do busto e costas do corpo na altura da cabeça (ojá), sobreposições de cinco saias em diversos tecidos e materiais, uma calçola, objeto similar a uma coroa (adê), objeto similar a um espelho de mão (abebé), colares e pulseiras (axés).
Data de entrada
2004
Cidade de origem
Estado de origem
País de origem
Modo de aquisição
Compra
Informações etnográficas
Esta indumentária representa a Orixá Oxum, divindade do Candomblé associada às águas doces — rios, lagos e cachoeiras. Sua saudação é Eri ieiê ô ou Ora ieiê ô, que significa “deusa do rio desse nome”. Oxum é senhora do poder feminino, da fecundidade, da gestação e da maternidade. Também é ligada ao ouro, à riqueza e à vaidade, sendo descrita como graciosa, elegante e apreciadora de joias, perfumes e vestimentas requintadas. Sua dança ritual imita uma mulher banhando-se no rio, penteando os cabelos e contemplando o próprio reflexo no espelho (abebé).
Oxum possui 16 qualidades distintas, e suas vestimentas variam conforme a qualidade e a nação de Candomblé. A peça aqui apresentada não representa uma qualidade específica, mas reúne elementos típicos da indumentária básica da Orixá. As cores mais associadas a Oxum são o amarelo e o dourado, ligadas à fertilidade, à felicidade, à fortuna, às águas correntes e ao mistério da gestação. O ovo (pupa eyin, “vermelho gema”) é outro símbolo importante, relacionado ao ventre fecundado.
Os axés de Oxum, representações de sua força e energia, são tradicionalmente elementos da natureza. O abebé, seu principal símbolo, é um leque com espelho central, ornamentado em alto-relevo com figuras de peixes e pombas, representando o ventre fecundado. Antigamente confeccionado em cobre — metal abundante no rio Oxum e associado ao poder e ao mistério da gestação —, é atualmente produzido em latão ou ouro.
Exposição
Estado de conservação
Bom
Observações gerais
Indumentária dividida em 13 peças:
1 - Adê (objeto similar a uma coroa)
2 - Axés (colares e pulseiras)
3 - Ojá peito (faixa amarrada formando laço)
4 - Ojá cabeça (faixa amarrada formando laço)
5 - Pano costas (tecido que sobrepõe a blusa e as saias, preso pelo ojá peito)
6 - Blusa
7 - Saia
8 - Forro da saia
9 - Anágua (roupa de baixo similar a uma saia)
10 - Anágua de Goma 1 (roupa de baixo similar a uma saia de tecido ou material armado)
11 - Anágua de Goma 2 (roupa de baixo similar a uma saia de tecido ou material armado)
12 - Calçola (roupa de baixo similar a uma calça)
13 - Abebé (objeto similar a um espelho de mão)
Fotografado por Mayara Monteiro (2025).
Assistente de fotografia: Lucas Yabagata (2025).
Edição de imagens: Lucas Yabagata (2025).
Referências
FREIRE, B. Catálogo analítico para um objeto museológico: a Oxum da exposição Lavras e Louvores, Museu Antropológico da UFG. In: Resultados e Contribuições: patrimônio, direitos culturais e cidadania. Goiânia: Gráfica da UFG, 2017.
CACCIATORE, Olga G. Dicionário de cultos afro-brasileiros. Rio de Janeiro, Forense Universitária, 1977.
Documentação curatorial da Exposição Lavras & Louvores.
FERREZ, Helena. Dodd; BIANCHINI, Maria Helena S. THESAURUS para acervos museológicos. Rio de Janeiro, Brasil: Fundação Nacional Pró-Memória, 1987.
PERALES, Isabel Alvarado. Aspectos da documentação: coleção têxtil e vestuário. In: PAULA, Teresa Cristina Toledo de (Org.). Tecidos e sua conservação no Brasil: museus e coleções. São Paulo, Ed. Museu Paulista, Universidade de São Paulo, 2006. (p. 90 - 95).
Tesauro de Folclore e Cultura Popular Brasileira. Disponível em: www.cnfcp.gov.br/tesauro/
VERGER, Pierre. Orixás. 6° edição; Ed. Corrupio. Salvador, 2002.
Situação
Localizado
Condições de reprodução de imagem
Para utilização das imagens é obrigatório a citação do autor da fotografia (informação no campo “Observações gerais”) e a propriedade do Museu Antropológico. Exemplo: Foto de ............. - Acervo Museu Antropológico/ UFG. O MA/UFG não se responsabiliza por edições e usos que venham a difamar a propriedade intelectual da imagem.







