Tigela em cerâmica em formato circular com base plana. Possui corpo cilíndrico de perfil levemente arredondado, colo com concavidade externa e borda extrovertida (voltada para fora) com acabamento arredondado. Superfície externa em tom terroso natural (engobe claro) com manchas pretas, possui pintura (a cor ocre está bem esmaecida) em grafismos composta com faixas que vão da borda até a base. Parte interna apresenta coloração preta uniforme.
Apresenta esmaecimento e perda da pintura interna e externa, bem como manchas na parte externa.
Observações gerais
Fotografado por Patrícia Jorge (2026). Assistente de fotografia: Marianna Danesi (2026). Edição de imagens: Patrícia Jorge (2026).
Referências
Documentação comprobatória do ano de 1979.
NETO, A. B. A cerâmica wauja: etnoclassificação, matérias-primas e processos técnicos. Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia, n. 15–16, p. 357–370, 14 dez. 2006.
RIBEIRO, Berta Gleizer. Dicionário do artesanato indígena. Editora da Universidade de São Paulo, 1988.
Situação
Localizado
Condições de reprodução de imagem
Para utilização das imagens é obrigatório a citação do autor da fotografia (informação no campo “Observações gerais”) e a propriedade do Museu Antropológico. Exemplo: Foto de ............. - Acervo Museu Antropológico/ UFG. O MA/UFG não se responsabiliza por edições e usos que venham a difamar a propriedade intelectual da imagem.