-
Flecha
- Voltar
-
Fotografado por Isis Maria (2026). 79.01.0627 - 2 MA -
Fotografado por Isis Maria (2026). 79.01.0627 - 3 MA -
Fotografado por Isis Maria (2026). 79.01.0627 - 4 MA -
Fotografado por Isis Maria (2026). 79.01.0627 - 5 MA -
Fotografado por Isis Maria (2026). 79.01.0627 - 6 MA -
Fotografado por Isis Maria (2026). 79.01.0627 - 7 MA
Metadados
Miniatura
Nº objeto
79.01.0627
Denominação
Flecha
Autor (a)
Categoria de classificação Berta G. Ribeiro
Descrição
Flecha de ponta serrilhada/farpada confeccionada em madeira dura de tom castanho-escuro a quase negro. A extremidade anterior (ponta) apresenta fenda longitudinal bem definida, formando uma estrutura bifurcada ligeiramente assimétrica, com serrilhas/farpas triangulares entalhadas e alinhadas em ambos os lados ao longo da extremidade distal. A ponta une-se à haste por inserção e encastoamento envolvido por amarração resinada e escurecida. Haste longa e contínua, confeccionada em colmo de bambu (ou taquara) em tom castanho-claro amarelado com superfície polida e nós discretos. Na extremidade posterior, nota-se a ausência da empenagem plumária original, restando apenas trechos do revestimento/amarração vegetal recoberto por resina escura e o término da haste com extremidade desgastada/quebrada.
Matéria prima
Técnica de confecção
Data de entrada
1979
País de origem
Modo de aquisição
Compra
Intermediador(a) interno(a)
Estado de conservação
Regular
Observações sobre o estado de conservação:
A ponteira de madeira serrilhada apresenta uma rachadura/fissura longitudinal profunda ao meio, dividindo-a quase completamente até a extremidade. A haste de bambu encontra-se preservada ao longo do corpo, porém a extremidade posterior está danificada, apresentando fragmentação/quebra da madeira e perda total das penas de empenagem, restando apenas vestígios do ligamento e da resina.
Observações gerais
Fotografia (2026): Isis Maria
Assistente de Fotografia (2026): Marianna Danesi
Edição de imagens (2026): Isis Maria
Referências
Documentação comprobatória do ano de 1979.
MOTTA, Dilza Fonseca da; OLIVEIRA, L. Tesauro de Cultura Material dos Índios do Brasil. Rio de Janeiro, Funai/Museu do Índio, 2006.
RIBEIRO, Berta Gleizer. Dicionário do artesanato indígena. Editora da Universidade de São Paulo, 1988.
Situação
Localizado
Condições de reprodução de imagem
Para utilização das imagens é obrigatório a citação do autor da fotografia (informação no campo “Observações gerais”) e a propriedade do Museu Antropológico. Exemplo: Foto de ............. - Acervo Museu Antropológico/ UFG. O MA/UFG não se responsabiliza por edições e usos que venham a difamar a propriedade intelectual da imagem.








