-
Flecha
- Voltar
-
Fotografado por Isis Maria (2026). 79.01.0594 - 2 MA -
Fotografado por Isis Maria (2026). 79.01.0594 - 3 MA -
Fotografado por Isis Maria (2026). 79.01.0594 - 4 MA -
Fotografado por Isis Maria (2026). 79.01.0594 - 5 MA -
Fotografado por Isis Maria (2026). 79.01.0594 - 6 MA -
Fotografado por Isis Maria (2026). 79.01.0594 - 7 MA -
Fotografado por Isis Maria (2026). 79.01.0594 - 8 MA -
Fotografado por Isis Maria (2026). 79.01.0594 - 9 MA
Metadados
Miniatura
Nº objeto
79.01.0594
Denominação
Flecha
Autor (a)
Categoria de classificação Berta G. Ribeiro
Descrição
Flecha longa composta por três seções bem definidas: ponteira anterior com farpela, fuste central e empenagem posterior. A porção anterior é constituída por uma ponteira fina e cilíndrica de madeira escura. Junto à extremidade da ponta, há uma pequena farpela de osso fixada lateralmente por amarração de fio vegetal e coberta por camada resinosa escura, sobressaindo-se também um emaranhado denso de fio vegetal claro frouxo na extremidade superior. A junção entre a ponteira e o fuste principal é reforçada por dois blocos de amarração de fita/fibra vegetal escura dispostos em carretel, delimitando um pequeno segmento intermediário de cor clara. O fuste (haste principal) é longo, retilíneo e cilíndrico, confeccionado em colmo de bambu ou taquara de tom ocre/amarelado. A extremidade posterior apresenta empenagem plumária tangencial com penas escuras e padrões listrados/barrados afixadas longitudinalmente ao fuste por meio de finas amarrações espireadas de fio vegetal claro ao longo do corpo e amarração densa na extremidade da noca. Junto à empenagem, observa-se também um anel de fibra vegetal escura envolvendo o fuste.
Matéria prima
Técnica de confecção
Data de entrada
1979
País de origem
Modo de aquisição
Compra
Intermediador(a) interno(a)
Estado de conservação
Regular
Observações sobre o estado de conservação:
haste principal de bambu e a ponteira de madeira mantêm sua integridade estrutural. As amarrações de fita vegetal na junção anterior e na noca permanecem firmes e bem presas. A empenagem plumária apresenta desgaste moderado a acentuado decorrente do tempo e manuseio, com perdas parciais e desfilamento dos vexilos das penas, mas mantendo a estrutura e fixação originais ao fuste.
Observações gerais
Fotografia (2026): Isis Maria
Assistente de Fotografia (2026): Marianna Danesi
Edição de imagens (2026): Isis Maria
Referências
Documentação comprobatória do ano de 1979.
MOTTA, Dilza Fonseca da; OLIVEIRA, L. Tesauro de Cultura Material dos Índios do Brasil. Rio de Janeiro, Funai/Museu do Índio, 2006.
RIBEIRO, Berta Gleizer. Dicionário do artesanato indígena. Editora da Universidade de São Paulo, 1988.
Situação
Localizado
Condições de reprodução de imagem
Para utilização das imagens é obrigatório a citação do autor da fotografia (informação no campo “Observações gerais”) e a propriedade do Museu Antropológico. Exemplo: Foto de ............. - Acervo Museu Antropológico/ UFG. O MA/UFG não se responsabiliza por edições e usos que venham a difamar a propriedade intelectual da imagem.










