-
Cesto
- Voltar
Metadados
Miniatura
Nº objeto
70.01.378
Denominação
Cesto
Denominação na língua materna
Autor (a)
Categoria de classificação Berta G. Ribeiro
Origem étnica
Autoidentificação
Descrição
Cesto recipiente estojiforme de conformação elíptica com alça, composto por recipiente e tampa confeccionada com folíolos de palmeira segundo a técnica dobrada. Apresenta o contorno e o centro de ambas partes - recipiente e tampa - reforçadas com talas de madeira amarradas com seda de buriti
Matéria prima
Técnica de confecção
Data de entrada
28/04/1970
Estado de origem
País de origem
Modo de aquisição
Compra
Intermediador(a) interno(a)
Informações etnográficas
Cesto confeccionado segundo a técnica de trançado dobrado, formado por duas partes simétricas que se recobrem, recipiente e tampa, ficando seu interior hermeticamente fechado e protegido da água, em consequência da disposição dos folíolos. A forma oval é determinada por uma estrutura de varetas retiradas de estipes de palmeira.
Para a preparação deste cesto os folíolos são previamente preparados. Essa preparação consiste em cortar o folíolo aberto rente à nervura, sendo utilizadas no trabalho a bainha nervada. Os folíolos são presos aos suportes por meio de uma costura, com pontos espaçados uns dos outros, sempre dois a dois, feitos de fio torcido de algodão na cor branca ou preta. Esse tipo de cesta não apresenta nenhum motivo ornamental, ou qualquer tipo de decoração. Variam em tamanho, mas tem um só padrão de forma e confecção.
De acordo com Ijesebery Karajá, trata-se de um trabalho masculino e o cesto é usado para armazenar penas e/ou artefatos maiores.
Exposição
Estado de conservação
Bom
Observações gerais
Fotografado por Lucas Yabagata (2022).
Assistente de fotografia: Mayara Monteiro (2022).
Edição de imagens: Lucas Yabagata (2022).
Referências
Dossiê museológico do objeto.
MOTTA, Dilza Fonseca da; OLIVEIRA, L. Tesauro de Cultura Material dos Indios do Brasil. Rio de Janeiro, Funai/Museu do Índio, 2006.
RIBEIRO, Berta Gleizer. Dicionário do artesanato indígena. Editora da Universidade de São Paulo, 1988.
Situação
Localizado
Condições de reprodução de imagem
Para utilização das imagens é obrigatório a citação do autor da fotografia (informação no campo “Observações gerais”) e a propriedade do Museu Antropológico. Exemplo: Foto de ............. - Acervo Museu Antropológico/ UFG. O MA/UFG não se responsabiliza por edições e usos que venham a difamar a propriedade intelectual da imagem.