-
Boneca(o)
- Voltar
Metadados
Miniatura
Nº objeto
79.01.0242
Denominação
Boneca(o)
Denominação na língua materna
Autor (a)
Categoria de classificação Berta G. Ribeiro
Origem étnica
Autoidentificação
Descrição
Figura feminina em cerâmica, modelada manualmente, representada sentada sobre base plana ovalada, com as pernas afastadas e flexionadas à frente do corpo. Os braços encontram-se fletidos, envolvendo um recipiente cilíndrico de boca circular apoiado entre as pernas. Apresenta cabelos longos pintados em preto, caídos lateralmente até a altura dos ombros. O rosto apresenta olhos e boca indicados por incisão e pintura. O corpo apresenta pintura em preto com grafismos lineares distribuídos nos braços, tronco e pernas. A base apresenta superfície plana com área escurecida por queima na porção anterior.
Matéria prima
Data de entrada
1979
País de origem
Modo de aquisição
Compra
Intermediador(a) interno(a)
Informações etnográficas
No contexto de confecção das ritxoko existe sempre uma ceramista modelando uma figura e contando histórias do tempo antigo, rememorando as conquistas dos heróis fundadores, os conflitos com outros grupos étnicos e os mitos que constroem a identidade do grupo. Por isso, elas dizem que fazem as bonecas para ensinarem às crianças e aos jovens as histórias do povo Iny, para eles aprenderem a ser Iny. O formato, as decorações com o grafismo e os enfeites que as bonecas recebem indicam o gênero e a classe de idade. Representam ainda os rituais e os seres sobrenaturais. Atualmente, as principais representações das bonecas cerâmicas são: cenas do cotidiano do trabalho doméstico, pescaria, caçada, cuidados com as crianças, enterro, cenas de rituais, como o hetohoky, dança dos Aruanãs.
Referência: Iny Tkylysinamy Rybèna : arte iny karajá : patrimônio cultural do Brasil / Comunidades Iny Karajá ; organização, Nei Clara de Lima e Rosani Moreira Leitão. – Goiânia : IPHAN-GO, 2019.
Estado de conservação
Regular
Observações sobre o estado de conservação:
Estado de conservação regular, com sujidades aderidas, abrasões e desgaste generalizado da superfície. Apresenta esmaecimento e perdas da pintura, além de manchas de queima na base. Observam-se pequenas fissuras, perdas superficiais e irregularidades na base e nas áreas salientes, especialmente nas extremidades das pernas e no recipiente. Estado de conservação diagnosticado em março de 2026.
Observações gerais
As bonecas Ritxoko receberam do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN, em 2012, o título de Patrimônio Cultural do Brasil. Elas estão inscritas como patrimônio imaterial em dois Livros de Registro: dos Saberes e das Formas de Expressão.
Fotografado por Marianna Danesi (2026)
Assistentes de fotografia: Isis Maria (2026)
Edição de imagens: Marianna Danesi (2026)
Trabalho de fotografia e edição de imagens supervisionado por Mayara Monteiro e Lucas Yabagata (2026).
Referências
Documentação comprobatória do ano de 1979.
MOTTA, Dilza Fonseca da. Tesauro de cultura material dos índios no Brasil. Colaboração de Leandra de Oliveira. Rio de Janeiro: Museu do Índio, 2006. 1ª reimpressão: 2014.
RIBEIRO, Berta Gleizer. Dicionário do artesanato indígena. Editora da Universidade de São Paulo, 1988.
Iny Tkylysinamy Rybèna : arte iny karajá : patrimônio cultural do Brasil / Comunidades Iny Karajá ; organização, Nei Clara de Lima e Rosani Moreira Leitão. – Goiânia : IPHAN-GO, 2019.
Situação
Localizado
Condições de reprodução de imagem
Para utilização das imagens é obrigatório a citação do autor da fotografia (informação no campo “Observações gerais”) e a propriedade do Museu Antropológico. Exemplo: Foto de ............. - Acervo Museu Antropológico/ UFG. O MA/UFG não se responsabiliza por edições e usos que venham a difamar a propriedade intelectual da imagem.








