Programa de

Memória Institucional

O Programa de Memória Institucional do Museu Antropológico (MA/UFG) foi criado pela necessidade e desejo de organizar, sistematizar e disponibilizar informações sobre a história e as atividades realizadas pelo Órgão. O Programa foi impulsionado pela Reserva Técnica Documental (RTD) e pelo Laboratório de Conservação e Restauro de Acervos em Papel (LaCRAP), e é desenvolvido por meio das seguintes atividades: pesquisa documental, inventário de coleções, organização do arquivo institucional, produção de registros documentais orais, preservação de documentos e captação de acervos. 

Os registros orais reúnem memórias de diretores, técnicos-administrativos, pesquisadores, alunos e outros colaboradores que atuaram no MA/UFG, cujas trajetórias mesclam-se com a própria história da Instituição. Para além das entrevistas feitas no âmbito do Programa, são apresentados registros elaborados em outros momentos. 

A visibilidade e o acesso aos resultados do Programa, obtidos a partir de produção escrita e das memórias orais dos entrevistados, contribuem para o conhecimento das ações realizadas, reafirmando a relevância do MA/UFG como instituição dedicada à preservação da memória da população da região central do Brasil. 

Mais detalhes

O Programa de Memória Institucional do Museu Antropológico/UFG passa a integrar a Plataforma Tainacan, em comemoração aos 55 anos de abertura ao público, completados em 2025.Criado por uma iniciativa institucional em 1969, o MA/UFG tem uma história formada por ações de pesquisa, ensino e extensão, que registram a contribuição de inúmeros pesquisadores, profissionais, artistas e artesãos. Todos, à sua maneira e, em suas especialidades, marcaram a trajetória do Museu com suas atividades, reflexões, projetos e sonhos. O Programa de Memória Institucional do MA/UFG é, também, um reconhecimento e um agradecimento à essas pessoas, as quais muito contribuíram e deixaram seus legados. 

You cannot copy content of this page